segunda-feira, 21 de maio de 2012

Aprender a ler os rótulos!

Bom dia amigas!
Estou melhor sim, obrigada a todas pelas palavras!
Todas têm razão...
Na realidade eu estou mesmo a fazer dieta... Prescrita pela minha nutricionista para que eu possa, saudavelmente, alcançar um peso mais ideal para mim...
Mas a verdade é que sou demasiado rígida, se o alimento X não está prescrito na dieta... Então eu não como e ponto final! Nem só um pedacinho! Espero alcançar o peso e então mais à frente faço isso que vocês referiram, de comer um pouco, com equilíbrio...
E é verdade, chorei porque não comi, mas se tivesse comido com certeza ia sentir-me mal comigo mesma por mais tempo!
Também há outra coisa a ter em conta... Todos os dias o meus pais comem alguma coisa que eu gostaria, mas normalmente eu nem ligo... Só que esta puta desta TPósM agora assombra-me todos os meses (vá pelo 2º mês consecutivo)!!! Antes e durante a dona M. tudo ok... Na semana seguinte é isto!!!
Mas já passou sim, obrigada a todas pelas palavras carinhosas, deram-me imensa força, nunca me deixem han!!! :)

E agora vamos ao assunto do post?! :)


Há uns anos, dois ou três, não sei... Comprei a Lux Woman, e lá vinha um artigo interessantíssimo, guardei as páginas até hoje! E hoje resolvi fazer este post, baseado nesse artigo!

O artigo começa assim....

Quantas vezes já deu por si a atirar coisas para o carrinho de supermercado, sem olhar duas vezes para a embalagem? Leva aquele produto porque sempre levou. Porque está com pressa e não tem tempo a perder. Leva porque 'dizem' que é saudável. Tem fibras e é 0%. É magro e não engorda.
Da próxima vez que for ao supermercado, olhe com atenção para os rótulos. Mas antes aprenda a lê-los e a decifrar os seus segredos.

O rótulo é o bilhete de identidade dos alimentos, na lista de ingredientes surge primeiro o que existe em maior quantidade e assim sucessivamente.

Ler nas entrelinhas

É essencial saber o que é que os valores querem dizer e que repercussões têm na nossa saúde. Não nos serve de nada se não soubermos o que querem dizer lípidos, glícidos ou hidratos de carbono ou quais são as quantidades diárias recomendadas de cada um deles.

"Por exemplo, as bolachas podem ter a indicação 'sem açúcar' (sacarose, açúcar branco), mas conter maltose, mel, glucose, frutose, etc., que são derivados do açúcar e correspondem a quatro calorias por um grama." Adverte Patrícia Almeida Nunes, dietista do Hospital Santa Maria.

O que é o quê?

Hidratos de carbono ou glícidos: Dão-nos energia para praticar uma actividade física ou para tornar possíveis algumas funções do organismo.
Exemplos: arroz, farinha, massa, pão, feijão, grão, batatas, mandioca, inhame, fruta, açúcar e mel.
Valor calórico: 1 grama = 4 kcal.

Lípidos ou gorduras: Grandes fornecedores de energia, por isso deve ter-se mais atenção no que diz respeito ao seu consumo. São as gorduras que transportam as vitaminas lipossolúveis e contribuem para a constituição celular. Dividem-se em:
Saturadas: Gordura das carnes e de produtos de charcutaria, leite gordo, natas, etc., cujo consumo contribui para o mau colesterol;
Monoinsaturadas: Azeite, óleo de amendoim e frutos secos, que são consideradas saudáveis;
Polinsaturadas: Cremes vegetais para barrar, óleos vegetais, salmão, sardinha e legumes de cor verde-escura, que nos protegem contra infecções e problemas cardiovasculares.

Valor calórico: 1 grama = 9 kcal.

Proteínas: São responsáveis pelo crescimento, a manutenção e a reparação de órgãos, tecidos e células do organismo.
Exemplo: carne, peixe, ovos, leite, iogurte, queijo e leguminosas, como feijão, lentilhas, grão, etc.
Valor calórico: 1 grama = 4 kcal.


Erros Típicos

Perante um iogurte normal e um magro, este pode ter mais açúcar do que o outro. Esta é mais uma razão pela qual se deve dar atenção aos rótulos, sobretudo no que diz respeito aos níveis de gordura e açúcar.
Por falar em gordura, muita atenção às bolachas ricas em fibra, de água e sal e digestivas, que por norma estão impregnadas de gordura. "Se pensarmos que quatro bolachas Maria correspondem a uma carcaça... Mas pior são aquelas tipo muesli ou digestivas, que são altamente calóricas, uma chega a ter 100 ou 110 kcal" explica a dietista, habituada a lidar todos os dias com este tipo de erros. O que acontece é que às bolachas ricas em fibra é adicionada muita gordura. E nada mais errado do que pensar: tem fibra é saudável!
Atenção aos rótulos!
Se um dos primeiros ingredientes for a gordura ou o açúcar, é muito mau sinal.




Cada caso é um caso 

Se for saudável, não tiver excesso de peso e fizer uma alimentação variada, não tem de se preocupar.
Se, pelo contrário, tem problemas de saúde ou quer emagrecer, aí o caso muda de figura.
"Para os diabéticos ou para quem precisa de perder peso, recomendamos os iogurtes magros, mas com baixo teor de açúcar. Cada 100g não deve conter mais de 8g de açúcar. Como é que se vê? Através das palavras hidratos de carbono, glícidos ou açúcares. Em relação à gordura, se for um iogurte magro a pessoa não tem com que se preocupar" avisa Patrícia Almeida Nunes.

Com os cereais de pequeno-almoço, o que acontece é que ao rapidamente absorvidos. Ficamos bem, mas logo a seguir estamos cheias de fome. De facto, têm alguma fibra mas, por norma, têm também muito açúcar. E não estamos a falar só daqueles com chocolate, existem cereais no mercado com frutos secos que têm mais açúcar do que os de chocolate. Se o rótulo indicar que 40g correspondem a 11% de açúcar, saiba que, segundo a Organização Mundial de Saúde, não deve ingerir mais 10% por dia (ver caixa 'O que Devemos Consumir'). Ou seja, só aqui já está a ultrapassar em 1% o valor diário recomendado de açúcar.



Saber comprar

Leia os rótulos! Compare-os e opte por aqueles com menos teor de sal, gorduras saturadas e açúcar.
"Relativamente aos iogurtes, devemos ter em conta a quantidade de açúcar e de gordura. Não basta vermos as calorias, temos de perceber como é que elas são feitas, porque isso também tem a ver com a nossa absorção. Os iogurtes 0% podem não ter gordura, mas alguns chegam a ter quatro pacotes de açúcar. Se comermos quatro iogurtes por dia, estamos a ingerir 16 pacotes de açúcar", alerta a dietista.

Relativamente ao leite e aos derivados, o que deve ser tido em conta é o teor de gordura, deve optar-se pelos menos gordos, que são também os mais saudáveis. No leite, quer seja magro, meio gordo ou gordo, a percentagem de açúcar é idêntica, ou seja, um copo corresponde a 9g de açúcar. A única coisa que varia é a gordura. 

No queijo, também é a gordura que deve ser tida em conta. Até 30% de gordura é magro, até 45% é meio gordo, superior a 45%, que são quase todos os queijos, incluindo o queijo fresco, é gordo. Se o rótulo disser 'pouco gordo', não quer dizer que seja magro. Não tem 90% de gordura, mas pode ter 60%, sendo já considerado um queijo gordo. 
Outro factor essencial tem a ver com a informação nutricional, ou seja, as calorias (200 kcal), por exemplo, correspondem a 100g, mas o pacote tem 150g (300kcal). São estas questões que devem ser tidas em conta quando se compra um produto.

15 comentários:

  1. Ótimo post, esclarecedor...nos ajuda muito na hora de escolher certos alimentos...bjos e boa segunda!!!

    ResponderEliminar
  2. Adorei o Post.

    Sempre presto muita atenção nos rótulos! Algumas vezes encontrei produtos similares com o dobro de fibras mas também o dobro de gordura!

    olhos abertos! :)

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    ahhh eu tbm sou assim, se não tem o alimento prescrito na dieta da nutri eu nao como. Mas temos que aprender a fazer substituições. Pq não podemos comer sempre as mesmas coisas ne.
    bjao e boa segunda

    ResponderEliminar
  4. Oi, querida!
    Tb já chorei de vontade de comer algo que eu gosto. Mas depois passou e fiquei bem orgulhosa de mim! E sei que é assim que vc se sente!
    Bjoooo

    ResponderEliminar
  5. Interessante Catuxa, devemos estar mais atentos ao que colocamos nos carinhos nos supermercados e sempre ler os rótulos para não cometermos os erros. Bjss obrigada por nos esclarecer e compartilhar!! Bjss

    ResponderEliminar
  6. adorei a matéria, obrigada por ter compartilhado!!!!

    ResponderEliminar
  7. que bom que está melhor querida!
    ótima a matéria hein!

    ResponderEliminar
  8. Eu leio rotulo de tudoooo, passo horas no mercado. rsrs beijos lindona

    ResponderEliminar
  9. oiii queridaaaa...
    ótimo artigo heim??? ajuda a esclarecer bastante coisas..

    Em relação as comidas da nutri, não seja taum durona com vc, substitua por algo,assim não passa fome e tenho certeza que vais conseguir emagreceeer...

    ==)

    Beijaaaum e ótima semanaaaa

    ResponderEliminar
  10. Olá!

    Obrigada por partilhares isto, foi muito esclarecedor! Realmente, muitas vezes temos a mania de olhar só para o valor calórico e esquecemo-nos do resto... Ainda hoje fiz esse exercício lá em casa: peguei numa embalagem de cornflakes e numa de fitness e vi as calorias: por 100g, os fitness apenas tinham mais 6 kcal do que os outros. Em açúcar? 4 vezes mais!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. uhuuu, adorei!!!! isso mesmo, força na peruca e vamos embora!!!!

    cade vc no msn??? bjos

    ResponderEliminar
  12. oi lindeza.. a gente tem mesmo sempre ke estar sempre muito bem informado sobre nossa ingestão diária.. eu sempre dou preferencia as calorias, carboidratos e sódio.. bjokas e uma ótima semana

    ResponderEliminar
  13. Catuxa querida que bom que ja esta melhor!
    E sou assim como vc viu.. Na dieta, prefiro me privar de comer determinado alimento, do que me deixar experimentar um pedacinho. Primeiro pq nao consigo ficar so no pedacinho. E segundo, pois percebi que quando me dou a esse luxo do pedacinho, acabo pecando depois, entao minha pirioridade eh a dieta, eh o emagrecimento, tbm vou firme e forte ate o fim agora! =D E vamos chegar la!
    Adorei o artigo, muito interessante! E eu tbm to assim, viciada em rotulos! Demoro bem mais no supermercado agora! rs

    beijos!

    ResponderEliminar
  14. Quando vou ao super acompanhada, quem está comigo fica sempre sem paciência, pois eu leio mesmo e comparo!
    Já fiz asneiras com bolachas integrais, muesli, pois muitas vezes eram integrais, mas mesmo assim com muitas calorias e açúcar.

    Hoje tento não cair mais nessa armadilha, mas é sempre bom lembrar!

    Adorei o post! Excelente!

    Beijo grande!

    ResponderEliminar
  15. Eu comprei o livro da especialista em nutrição no supermercado e não tive mais duvidas. Recomendo vivamente, ajuda imenso a fazer dieta!!!

    ResponderEliminar